Aproveitamento de papel

Um dos nossos papéis é garantir que os materiais utilizados no processo de impressão sejam aproveitados ao máximo. Você pode acabar economizando muito, aproveitando o papel utilizado nos materiais de divulgação da sua empresa, que precisam ser impressos em gráficas, além de garantir uma responsabilidade social muito grande evitando o desperdício.

Pensando nisso, é muito importante ter o conhecimento sobre os tamanhos de papéis na hora da criação do seu projeto gráfico, para evitar possíveis desperdícios. Antes de iniciar o seu arquivo sinta-se livre para entrar em contato com a gráfica e solicitar o modelo de papel adotado por eles, ou pedir algum auxílio para melhor escolha do formato, conseguindo assim ter uma ideia mais adequada na hora da construção do projeto.

Existem dois padrões de formatos para impressão, o Padrão Comercial que são aqueles das séries A, B e C, encontrados em papelarias como o A4, A3… Já os mais utilizados pelas gráficas é o Padrão Gráfico que necessita uma preocupação diferenciada no aproveitamento de papel. No brasil as gráficas costumam adotar o padrão 66x96, onde são montados vários arquivos dentro dessa dimensão, e depois cortados e subdivididos no formato de saída do equipamento de impressão.

Antes dessa divisão temos uma folha de papel inteira no formato 1 (F1), a partir desse padrão obtemos os formatos menores, fizemos uma tabela para exemplificar melhor esse processo, confira abaixo.

Lembre-se que aqui na Gráfica Paineiras, estamos sempre à disposição para atender e ajudar em qualquer processo que você e sua empresa precisam para obter resultados de sucesso! Ajude o meio ambiente e tenha um orçamento com o melhor custo.